OBRA

CINEMA

FILME

Os saltimbancos trapalhões

J.B. Tanko - 1981

Os Trapalhões trabalham num circo onde de empregados marginalizados passam a ser a maior atração.
Didi (Renato Aragão)é o líder do grupo. Ingênuo, está apaixonado por (Lucinha Lins), Karina filha do dono do circo, o Barão (Paulo Fortes). Dedé (Dedé Santana), lúcido e amigo, protege Didi das muitas trapalhadas em que ele se mete, enquanto Mussum e Zacarias, como dois bons malandros, reclamam do regime de escravidão imposto pelo Barão, mas tiram partido de qualquer situação.
O Barão é um nobre arruinado, avarento e brutal. Com a ajuda do sócio, o mágico Assis Satã(Eduardo Conde), tenta juntar uma grande fortuna para reviver o fausto que a família teve no passado e promover para a filha um casamento milionário.
Mas Karina não aprova os planos do pai. Amiga dos humildes trapalhões, está apaixonada pelo Frank, o acrobata (Mário Cardoso), disputando com a domadora de feras Tigrana (Mila Moreira) o amor do rapaz.
Frank, apesar de apaixonado por Karina, critica o Barão, mostrando aos Trapalhões o quanto eles são explorados. Sem eles o circo iria à falência.
Satã, com ciúmes de Tigrana, e o Barão, querendo afastar Frank de Karina, armam um plano para eliminar o acrobata, deixando-o prisioneiro numa masmorra junto com o King - um leão faminto e feroz.
Depois que Frank desaparece, os Trapalhões, revoltados, convencem Karina a fugir do circo e juntos tentarem uma vida nova na grande cidade. Mas descobrem que a esperança de um mundo melhor na grande cidade não significa a liberdade desejada.
Retornam ao circo. Libertam FRANK. E, todos juntos, lutam contra aqueles que os exploravam. Vencido, o Barão entrega o circo para os Trapalhões.
Didi fica triste quando descobre que Karina está apaixonada por Frank. enfim, ele conseguiu realizar outro sonho: transformar o circo numa comunidade feliz onde todos os que trabalham têm os seus direitos garantidos.
 

Os saltimbancos trapalhões Chico Buarque

FICHA

TÉCNICA

Direção:
J.B. Tanko
Roteiro:
J.B. Tanko
Gilvan Pereira
Música:
Chico Buarque de Hollanda
Luiz Bacalos
Sérgio Bardotti
Montagem:
Manoel Oliveira
Diretor de Fotografia:
Antonio Gonçalves
Produção:
Renato Aragão Produções
Artísticas e Emp. Ind.
e Com. Ltda.
Elenco:
Renato Aragão
Dedé Santana
Mussum
Zacarias
Lucinha Lins
Mário Cardoso
Mila Moreira
Eduardo Conde
Ator convidado:
Paulo Fortes
Participação
especial:
Ivan Lins
Argumento:
Chico Buarque de Hollanda
Sérgio Bardotti
Tereza Trautman
Antonio Pedro
Renato Aragão
Agradecimentos:
Empresa de Transportes Andorinhas
Marco Camarano - Secretário de
Turismo de São João Del Rey - MG
Alice Barbosa - Secretária de
Turismo de Tiradentes - MG
Serviço de Relações
Públicas da P.M.E.R.J.
Edmundo Campelo Costa
(Fazenda Modelo)
Departamento de Parques e Jardins
Superintendência Regional
da R.F.F.S.A. - MG
Universal Studios - Los Angeles - EUA


Chico

Em 58 anos de carreira, compôs centenas de canções, aqui apresentadas por título, data, compostas em parcerias, versões e adaptações, compostas para teatro, cinema e aquelas que só aparecem em discos de outros intérpretes. Suas músicas foram gravadas em cerca de 40 álbuns, organizados por data, projetos, discos solo, gravações ao vivo, coletâneas e discos de outros intérpretes dedicados a ele. A obra completa do artista é uma das maiores riquezas que a cultura brasileira produziu até hoje.

CHICO BUARQUE

© Copyright Chico Buarque - Todos os direitos reservados

www.prontosite.com.br